ANÁLISE EMOCIONAL E COMPORTAMENTAL DE PAIS DE CRIANÇAS COM TEA APÓS O DIAGNÓSTICO DOS SEUS FILHOS

  • Thaís Campos Borges Amaral
  • Niely Oliveira Silva
  • Vitoria Oliveira Silva
  • Rebeca Thifanny Leal Adorian
  • Ana Carla Pereira Moura
  • Maria Souza Konzen
  • Willian Tihago Quirino Sales Faculdade Cathedral https://orcid.org/0009-0008-0165-4993
Palavras-chave: Autismo, Escuta psicológica, Família atípica, TEA, Terapia

Resumo

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) pode manifestar desafios na área da interação social, tais como a dificuldade em manter o contato visual, reconhecer expressões faciais, compreender gestos comunicativos e expressar suas próprias emoções. Após o diagnóstico desse transtorno, os pais se deparam com uma série de emoções intensas que não somente influenciam seu comportamento e sentimentos, mas também têm impacto significativo em sua vida social, conjugal e financeira. Nesse contexto, o artigo teve como objetivo apresentar os desafios enfrentados pelos pais após a confirmação do diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista em seus filhos. Tendo como pergunta-problema: Como os pais respondem e gerenciam suas emoções após o diagnóstico de TEA de seus filhos? O método utilizado foi de revisão bibliográfica, revista e artigos científicos nas línguas portuguesa e inglesa. Conclui-se A importância da escuta psicológica para os pais que encontram dificuldades na aceitação e adaptação à nova realidade de ter um filho com TEA.

Publicado
2024-06-10
Como Citar
Amaral, T. C., Silva, N., Silva, V., Adorian, R. T., Moura, A. C., Konzen, M., & Sales, W. T. (2024). ANÁLISE EMOCIONAL E COMPORTAMENTAL DE PAIS DE CRIANÇAS COM TEA APÓS O DIAGNÓSTICO DOS SEUS FILHOS. Revista Cathedral, 6(2), 155-170. Recuperado de http://cathedral.ojs.galoa.com.br/index.php/cathedral/article/view/780

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