O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço 1,5; usa uma fonte Times New Roman de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

SUBMISSÃO DE ARTIGOS

A submissão dos manuscritos deverá ser feita via OJS e implica que o trabalho não tenha sido publicado e não esteja sob consideração para publicação em outro periódico.

Para submeter um manuscrito o autor deve enviar via OJS contendo o manuscrito e o documento de encaminhamento do artigo preenchido e assinado por todos os autores conforme o modelo abaixo:

1.Modelo do Artigo e Carta de Encaminhamento

Após o envio do manuscrito e dos documentos você deve acompanhar a submissão pelo sistema OJS da Revista Cathedral. 

Os trabalhos que forem enviados até o final do mês anterior de publicação do número da revista, caso aprovados, poderão ser publicados ainda nesse número. A publicação pode ocorrer em número posterior dependendo do quantitativo de artigos a serem analisados e publicados. Poderão ser aplicados um limite máximo de acordo com o interesse da revista. As publicações ocorrem dentro dos meses: 

Número 1: fevereiro

Número 2: abril

Número 3: julho

Número 4: outubro

Número 5: dezembro

 

PREPARO DO MANUSCRITO

O manuscrito deve conter no mínimo 20 e máximo 30 páginas considerando as instruções de formatação contidas no modelo do artigo. O texto deve ser redigido em fonte Times 12, justificado com espaçamento 1,5 e parágrafo de 1,25, exceto pelo resumo/abstract que deve ter tamanho 12 e espaçamento simples.

Todos os itens necessários e suas respectivas descriçõs encontram-se no documento  e maiores descrições encontram-se no documento Modelo do Artigo e Carta de Encaminhamento e devem ser rigorosamente seguidas pelos autores. Caso os autores apresentem o artigo em formatação diferente da solicitada pela Revista Cathedral, ou em formato de arquivo que não permita a edicação (PDF) o artigo será rejeitado.

Ao menos um dos autores do artigo já deve ser graduado e em caso de trabalhos de iniciação científica, trabalhos de conclusão de curso o orientador deve ser obrigatóriamente incluído como co-autor, em caso de descumprimento o artigo será rejeitado.  

Atenção: Os estudos de caso devem ser restritos às doenças ou procedimentos incomuns onde a produção de um artigo original não seja possível. Os relatos de casos clínicos não necessitam seguir a estrutura dos artigos originais, mas devem apresentar um delineamento metodológico que permita a reprodutibilidade das intervenções ou procedimentos relatados. Recomenda-se muito cuidado ao propor generalizações de resultados a partir desses estudos. Desenhos experimentais de caso único serão tratados como artigos originais. Os artigos de pesquisa de campo, estudos de caso e relatos de caso clínico devem obrigatoriamente apresentar o número do CAAE com a aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa em sua metodologia. 

Os manuscritos que não apresentarem a formatação adequada, preenchimento adequado dos metadados e ausência de Carta de encaminhamento e direitos autorais serão automaticamente rejeitados. 

Artigos com índice de plágio superior a 3% serão rejeitados. Utilizam-se os softwares antiplágio Copy Spider e Plagius para a análise dos artigos.

 

Tabelas e Figuras

As figuras e tabelas devem aparecer no corpo do texto próximo ao local onde foram citadas. O número de tabelas e/ou figuras é limitado a 5.

As tabelas devem conter apenas os dados imprescindíveis, evitando-se tabelas muito longas (tamanho máximo permitido: uma página em espaço duplo). Não devem ser formatadas com marcadores horizontais nem verticais, apenas necessitam de linhas horizontais para a separação de suas seções principais. Devem ser usados parágrafos ou recuos e espaços verticais e horizontais para agrupar os dados.

Nas figuras não é recomendado o uso de cores. Usar letras em caixa-alta (A, B, C, etc.) para identificar as partes individuais de figuras múltiplas.

As figuras e tabelas e devem ser numeradas, consecutivamente, com algarismos arábicos com título descritivo e legendas que as tornem compreensíveis, sem necessidade de consulta ao texto do artigo. Digitar os títulos e legendas em espaçamento simples e explicar todos os símbolos e abreviações.

Todas as Figuras devem estar em alta resolução. A equipe de editoração gráfica da revista poderá solicitar aos autores o envio de figuras com maior resolução.

 

CONSIDERAÇÕES ÉTICAS E LEGAIS

Evitar o uso de iniciais, nomes ou números de registros hospitalares dos pacientes. Um paciente não poderá ser identificado em fotografias, exceto com consentimento expresso, por escrito, acompanhando o trabalho original.

Estudos realizados em humanos devem estar de acordo com os padrões éticos e com o devido consentimento livre e esclarecido dos participantes (reporte-se à Resolução 466/12 do Conselho Nacional de Saúde que trata do Código de Ética para Pesquisa em Seres Humanos).

O indice de plagio aceito será de  3%, assim como as diretrizes internacionais toleradas pelas universidades em um TCC e Monografias.
Plágio é crime! E como resultado pode resultar na rejeição do artigo.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.