O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

POLÍTICA EDITORIAL

Os artigos submetidos à Revista Cathedral devem preferencialmente ser artigos originais (novas informações com materiais e métodos e resultados sistematicamente relatados). Trabalhos de revisão e estudos de caso serão publicados num percentual de 40% do total dos artigos. Resenhas de livros, resumos de teses e dissertações, cartas ao editor e resumos de eventos como suplemento serão publicados após aprovação da proposta pelo Conselho Editorial. A solicitação de aprovação deve ser encaminhada para o endereço revistacientifica@cathedral.edu.br.

Todos os manuscritos, após aprovação pelo Conselho Editorial serão avaliados por revisores qualificados segundo a especialidade do conteúdo, sendo o anonimato garantido em todo o processo de julgamento. Os artigos que não apresentarem mérito, que contenham erros significativos de metodologia, ou não se enquadrem na política editorial da revista, serão rejeitados diretamente pelo Conselho Editorial, não cabendo recurso.

Os direitos autorais dos artigos publicados são de propriedade da Revista Cathedral. Não é permitida a reprodução, mesmo que parcial, em nenhum meio de comunicação sem a autorização dos Editores.

 

SUBMISSÃO DE ARTIGOS

A submissão dos manuscritos deverá ser feita via OJS e implica que o trabalho não tenha sido publicado e não esteja sob consideração para publicação em outro periódico.

Para submeter um manuscrito o autor deve envuar via OJS contendo o manuscrito e o documento suplementar preenchido conforme os modelos abaixo:

1.Modelo do Artigo

2.Carta de encaminhamento e direitos autorais

Após o envio do manuscrito e dos documentos você receberá um e.mail da Revista confirmando a submissão. Caso não receba a confirmação por e-mail em 7 dias úteis, entre em contato com revistacientifica@cathedral.com.br

Os trabalhoss que forem enviados até 30 dias antes da data de publicação do número da revista, caso aprovados, serão publicados ainda nesse número, sendo as datas de publicação desse períódico: 

Número 1: 10 de março 

Número 2: 10 de junho 

Número 3: 10 de setembro

Número 4: 10 de dezembro

 

PREPARO DO MANUSCRITO

O manuscrito deve conter no máximo 20 páginas (considerando resumo/abstract, figuras, referências e tabelas). O texto deve ser redigido em fonte Times New Roman 12, justificado com espaçamento simples, exceto pelo resumo/abstract que devem ter tamanho 11.

1 Página de Identificação

A primeira página do manuscrito deve conter os seguintes dados:

1) Título do manuscrito em português em letras maiúsculas;
2) Título do manuscrito em inglês em letras minúsculas e itálico (somente a primeira letra maiúscula);
3) Autoria: nome completo e sem abreviações de cada autor em letras minúsculas, sem titulação, seguidos por número sobrescrito (expoente). As descrições de autoria devem ser realizadas na nota de rodapé identificando formação de cada um dos autores, a filiação institucional/vínculo (Unidade/ Instituição/ Cidade/ Estado/ País) e o e-mail para contato pelo menos do primeiro autor.

2 Resumo/Abstract

Logo após o nome dos autores da página de identificação deve aparecer uma descrição concisa e estruturada do trabalho, de no máximo 250 palavras em um único parágrafo, em português (Resumo) e em Inglês (Abstract). Notas de rodapé e abreviações não definidas não devem ser usadas. O Resumo e o Abstract devem ser apresentados em formato estruturado, contemplando os seguintes itens: Contextualização, Objetivo, Métodos, Resultados e Conclusão (o título dos itens não devem aparecer no resumo/abstract). As Palavras-chave/Keywords, devem ser entre três e cinco, separadas por ponto final e devem aparecer logo após o Resumo/Abstract. As palavras-chave devem constar como descritores no DeCS/MeSH DeCS – Descritores em Ciências da Saúde (bvsalud.org) e deve-se utilizar a palavra correspondente na língua inglesa.

3 Corpo do texto

O corpo do texto dos artigos originais deve obrigatoriamente conter os seguintes itens:

1) Introdução: deve caracterizar a importância do tema e a necessidade de se realizar a pesquisa e apresentar os objetivos do trabalho.
2) Materiais e Métodos: descrever de maneira detalha todos os procedimentos operacionais do estudo de modo a permitir que o trabalho possa ser inteiramente repetido por outros pesquisadores. Incluir todas as informações necessárias – ou fazer referências a artigos publicados em outras revistas científicas – para permitir a replicabilidade dos dados coletados. Deverá conter neste item a menção a aprovação do estudo pelo Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos, ou pelo Comitê de Ética em Pesquisa em Animais, ligados a Instituição onde o projeto/pesquisa foi desenvolvido.
3) Resultados: somente devem ser apresentadas as informações novas encontradas pelo pesquisador isentas de qualquer discussão ou interpretação pessoal. Recomenda-se que os resultados sejam expressos em forma de gráficos, tabelas, quadros e números. Todos os dados apresentados através dos elementos gráficos (tabelas, quadros, gráficos, figuras, etc.), não devem ser repetidos no texto.
4) Discussão: devem-se interpretar os resultados e relacioná-los aos conhecimentos já existentes e disponíveis, principalmente àqueles que foram indicados na Introdução do trabalho. As informações dadas anteriormente no texto podem ser citadas, mas não devem ser repetidas em detalhes na discussão.

5) Considerações Finais: devem-se interpretar os resultados e relacioná-los aos conhecimentos já existentes e disponíveis, principalmente àqueles que foram indicados na Introdução do trabalho. As informações dadas anteriormente no texto podem ser citadas, mas não devem ser repetidas em detalhes na discussão.

Os estudos de caso devem ser restritos às doenças ou procedimentos incomuns onde a produção de um artigo original não seja possível. Os relatos de casos clínicos não necessitam seguir a estrutura dos artigos originais, mas devem apresentar um delineamento metodológico que permita a reprodutibilidade das intervenções ou procedimentos relatados. Recomenda-se muito cuidado ao propor generalizações de resultados a partir desses estudos. Desenhos experimentais de caso único serão tratados como artigos originais.

4 Agradecimentos

Esse é um item opcional, quando for o caso, agradecimentos poderão ser incluídos de forma concisa no final do texto antes das Referências Bibliográficas. Os agradecimentos poderão ser direcionados ao orientador, instituições que contribuiram para o financiamento da pesquisa, aos participantes da pesquisa e a instituições que viabilizaram a coleta de dados. 

5 Referências Bibliográficas

As referências devem ser apresentadas de acordo com as normas da ABNT. As normas para citação nas normas ABNT podem ser consultadas em: http://www.livrosabertos.sibi.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/view/459/413/1613-1

O número recomendado de referências é de 30 para os artigos originais, 15 para os relatos de caso e 50 para as revisões.

Tabelas e Figuras

As figuras e tabelas devem aparecer no corpo do texto próximo ao local onde foram citadas. O número de tabelas e/ou figuras é limitado a 5.

As tabelas devem conter apenas os dados imprescindíveis, evitando-se tabelas muito longas (tamanho máximo permitido: uma página em espaço duplo). Não devem ser formatadas com marcadores horizontais nem verticais, apenas necessitam de linhas horizontais para a separação de suas seções principais. Devem ser usados parágrafos ou recuos e espaços verticais e horizontais para agrupar os dados.

Nas figuras não é recomendado o uso de cores. Usar letras em caixa-alta (A, B, C, etc.) para identificar as partes individuais de figuras múltiplas.

As figuras e tabelas e devem ser numeradas, consecutivamente, com algarismos arábicos com título descritivo e legendas que as tornem compreensíveis, sem necessidade de consulta ao texto do artigo. Digitar os títulos e legendas em espaçamento simples e explicar todos os símbolos e abreviações.

Todas as Figuras devem estar em alta resolução. A equipe de editoração gráfica da revista poderá solicitar aos autores o envio de figuras com maior resolução.

 Todas as figuras/tabelas/quadros constantes no texto devem obrigatóriamente ser produção do próprio autor, mesmo que baseadas no conteúdo de outros autores. Quando o material for produzido por outra pessoa, o autor deve ter a autorização do autor, revista ou editora que publicou originalmente e anexar o comprovante de autorização na etapa 2 de submissão do artigo em "outros".

CONSIDERAÇÕES ÉTICAS E LEGAIS

Evitar o uso de iniciais, nomes ou números de registros hospitalares dos pacientes. Um paciente não poderá ser identificado em fotografias, exceto com consentimento expresso, por escrito, acompanhando o trabalho original.

Estudos realizados em humanos devem estar de acordo com os padrões éticos e com o devido consentimento livre e esclarecido dos participantes (reporte-se à Resolução 466/12 do Conselho Nacional de Saúde que trata do Código de Ética para Pesquisa em Seres Humanos).

O indice de Plágio acieto será de 3%, seguido as diretrizes toleradas pelas universidades em TCC e  Monografias, Plágio é crime, e como resultado pode resultar na sua reprovaççao do TCC pela banca examinadora.

 

UNIDADES

Usar o Sistema Internacional (SI) de unidades métricas para as medidas e abreviações das unidades.

 

SUBMISSÃO DE ARTIGOS

A submissão dos manuscritos deverá ser feita via OJS e implica que o trabalho não tenha sido publicado e não esteja sob consideração para publicação em outro periódico.

Após o envio do manuscrito e dos documentos você receberá um e.mail da Revista confirmando a submissão. Caso não receba a confirmação por e.mail em 120 horas úteis, entre em contato com revistacientifica@cathedral.edu.br

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.