O ENSINO O ENSINO SUPERIOR NO BRASIL: realidade e apontamentos para uma educação de qualidade visando uma universidade de destaque, ensino presencial e o crescimento do ensino à distância – EAD.
realidade e apontamentos para uma educação de qualidade visando uma universidade de destaque, ensino presencial e o crescimento do ensino à distância – EAD.
Resumo
O estudo visa demonstrar, de forma sintética, alguns traços da realidade da educação superior no Brasil e apontar o mínimo necessário para um ensino de qualidade.
O que se percebe nos últimos anos é que os governos se preocuparam em ampliar a oferta de vagas na escola básica sem se preocuparem com mecanismos de melhoria da qualidade do ensino, mormente o superior.
Da análise do rendimento dos alunos no ENEM e dos professores em universidades públicas, é possível notar a falta de responsabilidade e de investimentos nas escolas superiores. Nesse ponto vale relembrar a frase do célebre educador Darcy Ribeiro: A crise da educação no Brasil não é uma crise; é um projeto.
Diante desse cenário, a melhor solução seria um investimento sério no processo de formação dos gestores dos sistemas educação e das próprias escolas. Melhores e maiores investimentos na infraestrutura escolar e na formação e valorização dos profissionais da educação, o que passaria pelo aumento da oferta de vagas nas universidades públicas para uma melhor formação de professores e o desenvolvimento de todo um sistema de formação continuada de educadores e gestores.
Apesar de a lógica apontar para essas medidas, na atual conjuntura política percebemos a tendência de grupos políticos quererem um retrocesso quando nos referimos à educação.
O que é inconcebível, ao passo que a qualidade da educação está fortemente aliada à qualidade da formação dos professores, pois o que professor pensa determina o que ele faz quando ensina.
Referências
ANASTASIOU, Lea das Graças Camargos; PIMENTA, Selma Garrido.Docência no Ensino Superior.Volume I. São Paulo: Cortez, 2002.
DEMO, Pedro. Pesquisa Princípio científico e educativo. 12 ed. São Paulo: Cortez, 2006.
FELTRAN, R, e MALUSÁ, S. A sabedoria no melhor professor universitário. In: FELTRAN, R e MALUSÁ, Silvana. A prática da Docência Universitária. São Paulo: Pioneira, 2003.
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 30. Ed. São Paulo: Paz e Terra, 2007.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia saberes necessários à prática educativa. 25. Ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
JULIATTO, Clemente Ivo. A universidade em busca de excelência, um estudo sobre a qualidade da educação. Curitiba: Champagnat, 2005.
MARTINS, Evandro Silva. A Etimologia de Alguns Vocábulos Referentes à Educação.http://www.seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/viewFile/182/183.Acesso em: 27/06/2019.
MORAES, Maria Célia M. de. Recuo da Teoria: Dilemas na Pesquisa em Educação. In: Revista Portuguesa de Educação CEEP: Universidade de Ninho. 2001.
Os direitos autorais deste artigo serão licenciados para a Revista Cathedral da Faculdade Cathedral de Boa Vista-RR efetivamente se/e quando o artigo for aceito para publicação. O(s) autor(es) garante(m) que sua contribuição é original e que tem todo o poder para executar essa licença. Essa licença abrange o direito exclusivo da Revista Cathedral para reproduzir, publicar e distribuir o artigo, nacional e internacionalmente, incluindo reimpressões, traduções, reproduções fotográficas, microformas, formulários eletrônicos (offline, on-line) ou qualquer outra reprodução de natureza similar. Além disso, o(s) autor(es) compreendem que o manuscrito não pode ser reenviado para qualquer outro Jornal/Revista após ser publicado. Após aprovado, o(s) autor(es) pode(m) auto-arquivar uma
versão de seu artigo em seu próprio site e/ou em seu repositório institucional.