CONSEQUÊNCIAS DO EXTRAVASAMENTO DO CIMENTO DE ÓXIDO DE ZINCO E EUGENOL E O CIMENTO BIOCERÂMICO

  • Jéssica Marcos Pereira Faculdade Cathedral
  • Wigo De Sousa Cruz FACULDADE CATHEDRAL
  • Marcos Botelho Salomão FACULDADE CATHEDRAL
Palavras-chave: Cimento endodôntico, Endodontia, Óxido de zinco e eugenol, Biocerâmico

Resumo

A endodontia é fundamental para a preservação dos dentes naturais, uma vez que tem como objetivo tratar as doenças e lesões na polpa dentária. O tratamento endodôntico consiste na remoção do tecido pulpar do dente afetado, seguida da desinfecção do canal radicular e posterior preenchimento com material obturador. O efeito do cimento obturador no limite apical da obturação está diretamente ligado ao sucesso da terapia endodôntica, existem diversos tipos de cimento endodônticos disponíveis no mercado, suas reações quando em contato com o tecido dentário tem sido amplamente discutido na literatura internacional. Diante disso, este trabalho objetiva levantar as diferenças entre o extravasamento do cimento de óxido de zinco e eugenol e o cimento biocerâmico durante procedimentos endodônticos. Durante o levantamento teórico foi possível notar a escassez de publicações referente ao assunto, entretanto foi realizada a pesquisa através do Google Acadêmico, Scielo, e Revista Cathedral, onde foram encontradas 55 fontes e apenas 32 foram utilizadas neste trabalho. Após a realização do estudo, nota-se que a eficácia do tratamento endodôntico depende diretamente do material obturador, sendo que o biocerâmico apresenta mais sucesso, pois possui uma alta biocompatibilidade ao extravasamento, enquanto o cimento de óxido e zinco e eugenol apresenta toxicidade ao tecido, alta chance de alterar a coloração da coroa dos dentes, além de um longo tempo de presa. Contudo, o cimento biocerâmico vem sendo cada vez mais utilizado nas terapias endodônticas devido sua eficácia quando comparado ao cimento de óxido de zinco e eugenol.

Referências

AMARAL CSS. Cimentos biocerâmicos e sua aplicabilidade na endodontia: Revisão de literatura. Governador Magabeira: FAMAM: 2020.

ANDERSON JEB. Radiopacidade de cimentos biocerâmicos de acordo com dois métodos in vitro. Campus do Vale: UFRGS: 2019.

ARAÚJO GS. Biocerâmicos na endodontia contemporânea. Vitória da Conquista: FACSETE; 2019.

BATISTA HA. Síntese por reação de combustão de hidroxiapatita para desenvolvimento de cimento endodôntico com característica radiopacificadora. Campina Grande: UNICG: 2020.

BISPO ALCO, et al. Tratamento de insucesso endodôntico com instrumental e material obturador nos tecidos apicais. REAOdonto. 2021 Nov; 3:e9240.

CARMO CCDO. A influência dos procediementos endodônticos na adesão de pinos intrarradiculares de fibra de vidro. Mossoró: FACSETE: 2022.

CARVALHO MCS. Cimentos Biocerâmicos: Revisão de literatura. Gama: UNICEPLAC; 2021.

CASTRO LR, et. al. Reparo periapical em tratamentos endodônticos com extravasamento de cimento obturador - relato de caso. Revista cientifica da Unifenas. 2020 Jul/Dez; 2(2).

COLNAGHI GT. O impacto do extravasamento do cimento obturador no reparo endodôntico: uma revisão de literatura. Bauru: UNISAGRADO: 2021.

CUNHA EU. Materiais radiopacificadores para cimentos endodônticos a base de cimento portland - uma revisão de literatura. Fortaleza: UNIC: 2022.

DINELLY ACC, AMORIM J. Limites de Instrumentação apical: conceitos e parâmetros sobre patência apical e ampliação foraminal. Revista Cathedral. 2021 Set; 3 (3).

EMERICK S. Capacidade de adesão dos cimentos biocerâmicos à dentina do canal radicular. Tubarão: UNISUL: 2020.

FERNANDES OC. A evolução dos cimentos endodônticos: revisão de literatura. Brazilian Journal of Development. 2021 Dez; 7 (12): 117583-117595.

FRANÇA GM, et.al. Uso dos biocerâmicos na endodontia: revisão de literatura. Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança. 2019 Jun; 17 (2): 2317-7160.

GARCIA GM, NASCIMENTO TS. Estudos sobre a eficiência da utilização de solventes na desobturação dos canais radiculares. Uberaba: UNIUBE: 2018.

JARDINE AP. Fatores que interferem na qualidade técnica de tratamentos endodônticos realizados por alunos de graduação: estudo observacional. Porto Alegre: UFRGS; 2021.

LAZZARIN LHL. Pulpectomia em dentes decíduos: Revisão de literatura. Londrina: UEL: 2018

LIMA FLF. Cimentos biocerâmicos como materiais seladores em Perfurações radiculares: uma revisão da literatura. São Luís: UNDB: 2020.

LIMA GH. Avaliação do escoamento do cimento endodôntico AH Plus Jet manipulado de diferentes formas. Natal: UFRN: 2022.

LIMAS CR. Cimentos biocerâmicos em endodontia. Tubarão: UNISUL:2020.

MARQUES FV. Propriedades físico-químico e citotoxicidade de materiais obturadores de canais radiculares de dentes permanentes. Ribeirão Preto: FORP-USP: 2018.

MEDEIROS AG. Obturação além dos limites do canal radicular e dor pós-operatória: uma revisão sistemática. Palhoça: UNISUL: 2022.

MOREIRA CA. Propriedades dos cimentos biocerâmicos aplicados em endodontia. Guarapuava: Odontologia – UniGuairacá: 2022.

NASCIMENTO MT, et. al. Analise comparativo de escoamento de dois cimentos endodônticos. Journal of orofacial investigation: 2018 Mai; 5 (1).

RABELO GML, et al. Escurecimento dental causado por cimentos endodônticos: uma revisão de literatura. Research, Society and Development. 2022 Set; 11 (12): e583111234847.

RIBEIRO LM. Propriedades físicas, químicas e biológicas de cimentos endodônticos modificados pela melaleuca. Duque De Caxias: UNIU: 2020.

RODRIGUES GA, et.al. Avaliação do efeito carcinogênico do cimento biocerâmico endodôntico em
Drosophila melanogaster. Investigação, Sociedade e Desenvolvimento. 2022 Out; 11 (14) e386111436690.

SILVA LMS, et al. Os benefícios da utilização da tomografia computadorizada de feixe cônico em casos de parestesia por extravasamento de cimento endodôntico: uma revisão de literatura. Anais XVII Semana Acadêmica – Conexão Unifametro. 2022;

SCHAEFER KN. Cimentos biocerâmicos em endodontia: revisão de literatura. Santa Cruz do Sul: UNISC: 2020.

SOUZA AGC. O estado da arte dos biocerâmicos como cimento obturador na terapia endodôntica. Sete Lagoas: FACSETE: 2019.

VAQUERIZO JFN. Cimentos biocerâmicos em endodontia. Gandra: IUCS – CESPU: 2021.

VILLA N. Utilização de cimentos biocerâmicos em endodontia – uma revisão sistematizada de casos clínicos da literatura utilização de cimentos biocerâmicos em endodontia – uma revisão sistematizada de casos clínicos da literatura. Porto Alegre: LUME – UFRGS; 2018.
Publicado
2023-09-10
Como Citar
Pereira, J., Cruz, W., & Salomão, M. (2023). CONSEQUÊNCIAS DO EXTRAVASAMENTO DO CIMENTO DE ÓXIDO DE ZINCO E EUGENOL E O CIMENTO BIOCERÂMICO. Revista Cathedral, 5(3), 129-136. Recuperado de http://cathedral.ojs.galoa.com.br/index.php/cathedral/article/view/644
Seção
Artigos

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##