A EFICÁCIA DO BRINCAR NO TRATAMENTO TERAPÊUTICO DO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

  • Carla Beatriz Prado Faculdade Cathedral
  • Luana Comito Muner Faculdade Cathedral
Palavras-chave: Palavras-chave: Autismo. Aprendizagem. Crescimento e Desenvolvimento. Criança.

Resumo

O Autismo é uma condição de saúde caracterizada por um distúrbio do neurodesenvolvimento que afeta o comportamento e a comunicação social. Dito isto, essas pessoas possuem um comportamento atípico demonstrado em suas manifestações comportamentais. O Espectro não possui uma causa conhecida, mas existem muitas evidências que levam a predisposição. Vale ressaltar que os prejuízos que restringem as pessoas com transtorno do Espectro Autista as tiram grandes oportunidades de aprendizagem nas áreas importantes da vida. Dito isto, qual a importância do brincar como instrumento terapêutico no TEA? Este trabalho tem como objetivo identificar a grande evolução da pessoa com TEA quando a prática do tratamento está aliada ao brincar, trazendo importante relevância no desenvolvimento de novas aprendizagens, dando oportunidades para a adequação de comportamentos e nas demais dificuldades dado o Transtorno. Através de uma simples brincadeira a criança pode desenvolver inúmeras competências comportamentais, como a comunicação receptiva, comunicação expressiva, cognição, competências sociais, motricidade fina e motricidade grossa ao pular amarelinha ou pontapear uma bola. A metodologia adotada baseia-se em uma pesquisa bibliográfica básica, com natureza qualitativa, uma vez que não tem por finalidade a resolução imediata de um problema. Sendo assim, o brincar um importante instrumento terapêutico no TEA, por sua espontaneidade, por seus inúmeros e diferentes estimuladores sociais, pela sua forma acessível e descomplicada de apresentar oportunidades e garantir resultados de aprendizagem.

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Publicado
2022-09-02
Como Citar
Prado, C., & Muner, L. (2022). A EFICÁCIA DO BRINCAR NO TRATAMENTO TERAPÊUTICO DO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA. Revista Cathedral, 4(3), 46-57. Recuperado de http://cathedral.ojs.galoa.com.br/index.php/cathedral/article/view/521
Seção
Artigos