As Crenças limitantes no Desenvolvimento Cognitivo dos adultos e as contribuições da Terapia Cognitiva Comportamental

  • Maria Eduarda Oliveira Cardoso Faculdade Cathedral
  • Renilza Reis Caldas Faculdade Cathedral

Resumo

A temática das crenças limitantes ou disfuncionais tem continuamente se solidificado nas pesquisas e estudos da abordagem Terapia cognitiva-comportamental (TCC), tendo em vista que as crenças limitantes possuem um cunho negativo, onde podem dificultar a própria percepção do indivíduo diante de sua realidade. Esta distorção da realidade, faz com que o indivíduo desacredite da suas próprias capacidades de conquistas. As crenças são filtros que fazem o mesmo ver a si, o outro e o futuro muitas vezes de forma inapropriada, afetando a mudança do comportamento que se torna muitas vezes desadaptativos. Desta forma, afeta seus aspectos evolutivos, dentro do seu campo pessoal, profissional, social, entre outros. O presente artigo visa compreender as crenças limitantes e as contribuições da TCC no tratamento. Trazendo como objetivos específicos a conceituação do desenvolvimento cognitivo; as crenças limitantes e as contribuições da TCC neste processo.  Para esse alcance foi utilizado uma revisão bibliográfica básica nas fontes PePSIC, Scielo, PsycI.nfo dentre outras. Por fim com base no que foi observado por meio os textos e das discursões conclue-se que as crenças limitantes são desenvolvidas desde a infância dentro do desenvolvimento cognitivo, elas afetam a pessoa de uma maneira geral, trazendo prejuízo em vários aspectos, e a Terapia cognitiva-comportamental é uma abordagem que tem ferramentas para identificar, modificar tais crenças, dando subsídio para que o indivíduo desempenhe seu próprio potencial humano.

Publicado
2023-12-10
Como Citar
Cardoso, M. E., & Caldas, R. (2023). As Crenças limitantes no Desenvolvimento Cognitivo dos adultos e as contribuições da Terapia Cognitiva Comportamental. Revista Cathedral, 5(4), 1-15. Recuperado de http://cathedral.ojs.galoa.com.br/index.php/cathedral/article/view/694
Seção
Artigos