A IMPORTÂNCIA DA FISIOTERAPIA EM PACIENTES COM CÂNCER DE MAMA

  • Adriano Siqueira de Sá
  • Amanda Oliveira Figueiredo
  • Wendy Harris Leal
  • Wagner José Fagundes Lima Faculdade Cathedral de Ensino Superior

Resumo

Este projeto tem o objetivo de apresentar sobre a importância do tratamento fisioterapêutico em pacientes com câncer de mama, e como o tratamento precoce vem desempenhando um papel fundamental principalmente dos efeitos adversos no tratamento de uma patologia que a cada ano acomete mais mulheres ao redor do mundo, se tornando uma questão de saúde pública internacional. A prática da fisioterapia e suas aplicações podem reduzir os riscos de complicações e restaurar a integridade cinético-funcional de órgãos e sistemas.

A fisioterapia oncológica vem ampliando seu campo de atuação enfatizando na prevenção e tratamento, dessa forma consolida seu espaço legítimo no campo da medicina. Sabemos que as principais atribuições do fisioterapeuta são a prevenção de problemas e a promoção de saúde e devem estar presentes em todas as etapas do câncer de mama, do diagnóstico, tratamento e cuidados paliativos.

Palavras-chave: Fisioterapia oncológica, Câncer de mama, Atuação profissional.

Publicado
2023-09-10
Como Citar
Sá, A., Figueiredo, A., Leal, W., & Lima, W. (2023). A IMPORTÂNCIA DA FISIOTERAPIA EM PACIENTES COM CÂNCER DE MAMA. Revista Cathedral, 5(3), 157-168. Recuperado de http://cathedral.ojs.galoa.com.br/index.php/cathedral/article/view/666
Seção
Artigos

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##