A IMPORTÂNCIA DA FISIOTERAPIA EM PACIENTES COM CÂNCER DE MAMA
Resumo
Este projeto tem o objetivo de apresentar sobre a importância do tratamento fisioterapêutico em pacientes com câncer de mama, e como o tratamento precoce vem desempenhando um papel fundamental principalmente dos efeitos adversos no tratamento de uma patologia que a cada ano acomete mais mulheres ao redor do mundo, se tornando uma questão de saúde pública internacional. A prática da fisioterapia e suas aplicações podem reduzir os riscos de complicações e restaurar a integridade cinético-funcional de órgãos e sistemas.
A fisioterapia oncológica vem ampliando seu campo de atuação enfatizando na prevenção e tratamento, dessa forma consolida seu espaço legítimo no campo da medicina. Sabemos que as principais atribuições do fisioterapeuta são a prevenção de problemas e a promoção de saúde e devem estar presentes em todas as etapas do câncer de mama, do diagnóstico, tratamento e cuidados paliativos.
Palavras-chave: Fisioterapia oncológica, Câncer de mama, Atuação profissional.
Os direitos autorais deste artigo serão licenciados para a Revista Cathedral da Faculdade Cathedral de Boa Vista-RR efetivamente se/e quando o artigo for aceito para publicação. O(s) autor(es) garante(m) que sua contribuição é original e que tem todo o poder para executar essa licença. Essa licença abrange o direito exclusivo da Revista Cathedral para reproduzir, publicar e distribuir o artigo, nacional e internacionalmente, incluindo reimpressões, traduções, reproduções fotográficas, microformas, formulários eletrônicos (offline, on-line) ou qualquer outra reprodução de natureza similar. Além disso, o(s) autor(es) compreendem que o manuscrito não pode ser reenviado para qualquer outro Jornal/Revista após ser publicado. Após aprovado, o(s) autor(es) pode(m) auto-arquivar uma
versão de seu artigo em seu próprio site e/ou em seu repositório institucional.