FISIOTERAPIA PEDIÁTRICA: O uso da gameterapia na intervenção em crianças com paralisia cerebral

  • Antonio Selio Oliveira Ribeiro Faculdades Cathedral Boa Vista

Resumo

A fisioterapia atua em diversas áreas, desde o atendimento clínico, até as intervenções hospitalares. Entre esses, tem-se a fisioterapia pediátrica, que abrange todo o processo de avaliação, planejamento e execução de planos de intervenções com cada criança. Quando se trata do público infantil, é importante que o profissional utilize os recursos lúdicos a fim de atender a criança dentro do seu universo. Desta forma, associar a fisioterapia com o brincar, viabiliza atendimentos mais aceitáveis, proporciona uma interação mais aberta com a criança e, simultaneamente, o desenvolvimento das habilidades motoras e cognitivas necessárias. Como recurso terapêutico, a gameterapia pode ser utilizado na intervenção de diversas desordens motoras e é considerada uma das ferramentas de baixo custo que apresenta resultados positivos. Possibilita a participação diferenciada em diversos esportes e atividade, incluindo a execução de movimentos funcionais de para os diferentes tipos de paralisia cerebral. Além de estimular o desempenho físico, também proporciona uma melhora nas funções cognitivas, como atenção, concentração, memória, cálculo, planejamento, entre outras que são necessárias nas atividades diárias e que são consideráveis ao tratamento da paralisia cerebral. Portanto, este trabalho teve como objetivo investigar os benefícios da gameterapia na intervenção em crianças com paralisia cerebral. Compreendendo a paralisia cerebral, a atuação do fisioterapeuta pediátrico e analisando o uso da gameterapia dentro deste contexto. O método utilizado nesta pesquisa foi o de pesquisa bibliográfica básica, foram realizadas buscas nos bancos de dados Google Scholar e Scielo.

Palavras-chave: Fisioterapia Pediátrica. Paralisia Cerebral. Gameterapia.

Publicado
2023-06-03
Como Citar
Ribeiro, A. S. (2023). FISIOTERAPIA PEDIÁTRICA: O uso da gameterapia na intervenção em crianças com paralisia cerebral. Revista Cathedral, 5(2), 92-104. Recuperado de http://cathedral.ojs.galoa.com.br/index.php/cathedral/article/view/612
Seção
Artigos