A IMPORTÂNCIA DA CAPACITAÇÃO COMUNICATIVA DE CIRURGIÕES-DENTISTAS NO ATENDIMENTO A PACIENTES COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA:
uma revisão de literatura
Resumo
A comunicação tem papel essencial para a estruturação da sociedade, é a ferramenta utilizada para realização de relações políticas, econômicas e sociais. Pessoas surdas e deficientes auditivas, devido à hegemonia da linguagem oral, enfrentam diariamente barreiras para realizar atividades inerentes ao seu cotidiano. Pertencem a um grupo sem acesso ao serviço público de saúde de maneira igualitária, são marginalizados aos serviços, e frequentemente evitam buscar atendimento. Estes pacientes relatam dificuldade em procurar atendimento odontológico, e apresentam com constância, maior prevalência de doenças orais. O objetivo deste trabalho é, por meio de uma revisão de literatura narrativa, discutir a importância da capacitação comunicativa de cirurgiões-dentistas no atendimento a pacientes surdos e deficientes auditivos, apontando os principais problemas que dificultam o acesso do paciente ao serviço de saúde de qualidade. Foi realizada a busca bibliográfica na base de dados PUBMED, utilizando os descritores: primary health care, dental treatment, dentistry for people with disabilities, deafness, people with deafness, sign languages e dental care. Foram selecionados 48 artigos, em inglês, em sua versão completa gratuita, com relevância para o tema e excluídos os artigos publicados antes de 2010. Concluiu-se que os principais problemas ao atendimento destes pacientes são: ansiedade sobre o tratamento, traumas anteriores, dificuldade comunicativa apresentada pelo paciente e pelo profissional e falta de conhecimento do cirurgião-dentista sobre este tipo de atendimento. Sugere-se que os dentistas brasileiros sejam capacitados em LIBRAS, que sejam desenvolvidos materiais educativos adaptados para os surdos e a consequente humanização do serviço de saúde.
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