O O NÍVEL DE ANSIEDADE E DEPRESSÃO DOS ALUNOS DO CURSO DE ODONTOLOGIA E A IMPORTÂNCIA DO APOIO PSICOLÓGICO – Revisão de literatura

Revisão de literatura

  • Mariana Silva Souza Cruz Faculdade Cathedral

Resumo

A depressão e a ansiedade são transtornos psicológicos mais frequentes entre estudantes universitários na odontologia, podendo afetar seu rendimento acadêmico e levando a um maior risco de sofrimento psicológico. Por ser uma área que trata da saúde de pacientes, aparentemente, os estudantes e atuantes na área da saúde tem níveis mais elevados de depressão, ansiedade ou estresse do que a população em geral. Contudo este artigo tem como finalidade realizar uma revisão de literatura que destaque a importância de serviços de orientação e suporte ao aluno, com caráter preventivo e acolhedor. O apoio psicológico é um meio terapêutico que trabalha no paciente formas de expressar suas pretensões e inseguranças, buscando uma solução, tendo em vista a redução do agravamento dos sintomas na vida pessoal e social do aluno. A relação de apoio psicológico é fundamental no bom desenvolvimento acadêmico e, posteriormente, no rendimento profissional.

Referências

1. ANDRADE JV, PEREIRA LP, VIEIRA PA, SILVA JVS, SILVA, AM, BONISSON M, et al. Ansiedade: um dos problemas do século XXI. Rev Saúde ReAGES. 2019; 2(4):34-9.
2. BARROS MBA, LIMA MG, AZEVEDO RCS, MEDINA LBP, LOPES CS, MENEZES PR, et al. Depressão e comportamentos de saúde em adultos brasileiros: PNS 2013. Rev Saúde Pública. 2017; 51 (suppl 1):1.
3. PAU AKH, CROUCHER R, Emotional intelligence and perceived stress in dental undergraduates. J Dent Educ 2003;67(9);1023-8. Disponível em: http://www.jdentaled.org/content/67/9/1023.long
4. CAVESTRO JM, ROCHA FL. Prevalência de depressão entre estudantes universitários. J Bras Psiquiatr 2006;55(4):264-7. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/jbpsiq/v55n4/ a01v55n4.pdf
5. GARBIN CAS. Estresse e o estilo de vida dos acadêmicos ingressantes em um curso de graduação em Odontologia. Revista da ABENO • 15(3):26-34, 2015.
6. CATUNDA MAP, RUIZ VM. Qualidade de vida dos universitários. Pensam Plur. 2008; 2(1):22-31
7. VASCONCELOS TC, DIAS BRT, ANDRADE LR, MELO GF, BARBOSA L, SOUZA E. Prevalência de sintomas de ansiedade e depressão em estudantes de medicina. Ver Bras Educ Med. 2015; 39(1):135-42.
8. CARVALHO MCP, JUNQUEIRA LG, CERDEIRA CG, COSTA AMDD, SANTOS GB. Levantamento da situação de saúde mental e uso de ansiolíticos e antidepressivos por acadêmicos do curso de Odontologia de uma universidade do Sul de Minas Gerais. Revista da Universidade Vale do Rio Verde, Três Corações, v. 15, n. 1, p. 489-496, jan/jul. 2017.
9. ZUCOLOTO ML et al. Síndrome de Burnout em cirurgiões-dentistas com diferentes atuações profissionais. Rev. Psychology Community & Health, v. 3, n. 2, p. 62-72, 2014.
10. ALEXANDRINO-SILVA C, PEREIRA ML, BUSTAMANTE C, FERRAZ AC, BALDASSIN S, ANDRADE AG, ALVES TC. Suicidal ideation among students enrolled in healthcare training programs: a cross-sectional study. Rev Bras Psiquiatr. 2009;31(4):338-44. http://dx.doi.org/10.1590/S1516-44462009005000006.
11. CAMARGO OPD, LEME LEG. Suicídio entre alunos de medicina. Departamento de Ortopedia e Traumatologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), São Paulo , v. 25, n. 4, p. 137-138, set./2018.
12. LINDON-MORRIS E, LAIDLAW A. Anxiety and self-awareness in video feedback. Clin Teach. 2014;11(3):174-8. doi: 10.1111/ tct.12103.
13. PACHECO, J. P., GIACOMIN, H. T., TAM, W. W., RIBEIRO, T. B., ARAB, C., BEZERRA, I. M. et al. (2017). Mental health problems among medical students in Brazil: A systematic review and meta-analysis. Brazilian Journal of Psychiatry, 39(4). https://doi.org/10.1590/1516-4446-2017-2223.
14. IBRAHIM, A. K., KELLY, S. J., ADAMS, C. E., & GLAZEBROOK C. (2013). A systematic review of studies of depression pre¬valence in university students. Journal of Psychiatric Research, 47(3), 391-400. https://doi.org/10.1016/j.jpsychi¬res.2012.11.015
15. TABALIPA, F. O., SOUZA, M. F., PFÜTZENREUTER, G., LIMA, V. C., TRAEBERT, E., & TRAEBERT, J. (2015). Prevalence of anxiety and depression among medical students. Revista Brasileira de Educação Médica, 39(3), 388-394. https://doi. org/10.1590/1981-52712015v39n3e02662014.
16. MOSCA L et al. Awareness, perception, and knowledge of heart disease risk and prevention among women in U.S.A. Arch Fam Med, v. 9, n. 6, Jun. 2000.
17. MULDER RT. Uma epidemia de depressão ou a medicalização da angústia? Perspectivas em Biologia e Medicina, Estados Unidos, v. 51, n. 2, p. 238-250, mai./2018. Disponível em: https://muse.jhu.edu/article/236278/pdf. Acesso em: 23 jul. 2020.
18. OLIVEIRA JR. A Síndrome de Burnout nos cirurgiões-dentistas de Porto Alegre RS. 2001. 109 F. Tese (Mestrado em Saúde Bucal Coletiva) – Faculdade de Odontologia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Rio Grande do Sul, 2001.
19. COSTA DS et al. Sintomas de Depressão, Ansiedade e Estresse em Estudantes de Medicina e Estratégias Institucionais de enfrentamento. Rev. bras. educ. méd., v. 44, n. 1, mar. 2020.
20. SOUZA NR, DELL’ANTONIA BG, SANTOS EM, MENDES GD, VIEGAS RGS, LIMA FT, MAGALHÃES JCA, ZAFFALON GT. Avaliação da autopercepção da necessidade de apoio psicológico e prevalência de sintomas de ansiedade e depressão nos estudantes do curso de graduação em odontologia da Universidade Metropolitana de Santos. DOI:10.34117/bjdv7n10-293. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v.7, n.10, p. 99049-99072, oct 2021.
21. CHENG DR, POON F, NGUYEN TT, WOODMAN RJ, PARKER JD. Stigma and perception of psychological distress and depression in Australian-trained medical students: results from an inter-state medical school survey. Psychiatry Res. 2013;209(3):684-90. doi: 10.1016/j.psychres.2013.03.003.
22. KORSZUN A, DINOS S, AHMED K, BHUI K. Medical student at¬titudes about mental illness: does medical-school education reduce stigma? Acad Psychiatry. 2012;36(3):197-204. doi: 10.1176/appi.ap.10110159.
23. SLAVIN SJ, SCHINDLER DL, CHIBNALL JT. Medical student mental health 3.0: improving student wellness through cur¬ricular changes. Acad Med. 2014;89(4):573-7. doi: 10.1097/ ACM.0000000000000166.
24. BOGELS SM, WIJTS P, OORT FJ, SALLAERTS SJ. Psychodynamic psychotherapy versus cognitive behavior therapy for social anxiety disorder: an efficacy and partial effectiveness trial. De¬press Anxiety. 2014;31(5):363-73. doi: 10.1002/da.22246.
25. BALDWIN DS, ANDERSON IM, NUTT DJ, ALLGULANDER C, BANDE¬LOW B, DEN BOER JA, et al. Evidence-based pharmacological treatment of anxiety disorders, post-traumatic stress disorder and obsessive-compulsive disorder: A revision of the 2005 guidelines from the British Association for Psychophar¬macology. J Psychopharmacol. 2014;28(5):403-39. doi: 10.1177/0269881114525674.
26. BALDASSIN S, ALVES TC, DE ANDRADE AG, NOGUEIRA MARTINS LA. The characteristics of depressive symptoms in medical stu¬dents during medical education and training: a cross-sectional study. BMC Med Educ. 2008;8:60. doi: 10.1186/1472-6920- 8-60.
27. Pereira, M. A. D., & Barbosa, M. A. (2013). Teaching strategies for coping with stress–the perceptions of medical students. BMC Medical Education, 13(1). https://doi.org/10.1186/1472-6920-13-50
28. DYRBYE, L. N.; THOMAS, M. R.; SHANAFELT, T. D. Systematic Review of Depression, Anxiety, and Other Indicators of Psychological Distress Among U.S. and Canadian Medical Students. Academic Medicine, v. 81, n. 4, 2006.
29. MURAY, C. J.; LOPEZ, A. D. Global mortality, disability, and the contribution of risk factors: Global Burden of Disease Study. Lancet, v. 349, n. 9063, p. 1436-1442, 1997.
30. SARRAZOLA-MONCADA AM et al. Trastornos emocionales y rendimiento académico en estudiantes de odontología.: Emotional disorders and their relationship to academic achievement in dental students. Rev. Estomat., Colombia, v. 25, n. 2, p. 25-30, mai./2017.
31. MENDES, R. O impacto dos efeitos da ocupação sobre a saúde dos trabalhadores – II mortalidade. Rev Saúde Pública, v. 22, p.441-457, 1988.
32. ROMERO RMD, BECERRA TL, VELASCO MEA. Síndrome de Burnout: Desgate emocional en cirujanos dentistas. Rev. ADM., v. 58, n. 2, p. 63-37, mar. 2001.
Publicado
2022-06-03
Como Citar
Souza Cruz, M. (2022). O O NÍVEL DE ANSIEDADE E DEPRESSÃO DOS ALUNOS DO CURSO DE ODONTOLOGIA E A IMPORTÂNCIA DO APOIO PSICOLÓGICO – Revisão de literatura. Revista Cathedral, 4(2), 24-30. Recuperado de http://cathedral.ojs.galoa.com.br/index.php/cathedral/article/view/463
Seção
Artigos