IRRIGAÇÃO ULTRASSÔNICA PASSIVA DO CANAL RADICULAR

uma revisão da literatura

  • Jefferson Bitencourt Lima Faculdade Cathedral
Palavras-chave: Irrigação ultrassônica. Restos de dentina. Canal radicular.

Resumo

A irrigação ultrassônica do canal radicular pode ser realizada com ou sem instrumentação ultrassônica simultânea. Quando a modelagem do canal não é realizada, o termo irrigação ultrassônica passiva (IUP) pode ser usado para descrever a técnica. A irrigação ultrassônica passiva pode ser realizada com um pequeno arquivo ou fio liso oscilando livremente no canal radicular para induzir microrregulação acústica potente. O IUP pode ser um suplemento importante para a limpeza do sistema de canal radicular e, em comparação com a irrigação por seringa tradicional, remove mais tecido orgânico, bactérias planctônicas e resíduos de dentina do canal da raiz. O IUP é mais eficiente na limpeza de canais do que a irrigação ultrassônica com instrumentação ultrassônica simultânea. O IUP pode ser eficaz em canais curvos e um fio liso pode ser tão eficaz quanto um corte de arquivo K. O afilamento e o diâmetro do canal radicular foram considerados parâmetros importantes na determinação das consequências da remoção de resíduos de dentina. O objetivo desse estudo foi realizar uma revisão de literatura a fim de fornecer uma descrição do mecanismo e seus efeitos e avaliar se o IUP é mais eficaz na limpeza do canal radicular do que a irrigação por seringa. Neste artigo, a literatura relevante sobre IUP é revisada a partir de uma pesquisa de banco de dados MEDLINE. Conclui-se que o IUP parece ser um tratamento adjuvante para a limpeza do sistema de canais da raiz e que o IUP é mais eficaz do que a irrigação por seringa.

Palavras-chave: Irrigação ultrassônica. Restos de dentina. Canal radicular.

Referências

BAUGH, D.; WALLACE, J. O papel da instrumentação apical no tratamento do canal radicular: uma revisão da literatura. Journal of Endodontics, 2013.

BRENNER, M. P.; HILGENFELDT, S.; LOHSE, D. Bolhas simples o sem luminescência. Revisões da Física Moderna, 2012.

CAMERON, J. A.; O uso de ultrassom na remoção da camada de esfregaço: um estudo em microscópio eletrônico de varredura. Journal of Endodontics, 1983.

GUTARTS, R. et al. In vivodebridement eficacy da irrigação ultrassônica após instrumentação rotativa manual em molares inferiores humanos. Journal of Endodontics, 2012.

GUERISOLI, D. M. et al. Avaliação da remoção da smear layer por EDTAC e hipoclorito de sódio com agitação ultrassônica. International Endodontic Journal, 2010.

HAAPASALO, M. et al. Erradicação da infecção endodôntica por soluções de instrumentação e irrigação. Endodontic Topics, 2013.

LEE, S. J.; WU, M.; WESSELINK, P. R. A eficácia da irrigação com seringa e ultrassom para remover detritos de irregularidades simuladas dentro das paredes preparadas do canal radicular. International Endodontic Journal, 2012.
MAYER, B. E.; PETERS, O. A.; BARBAKOW, F. Efeitos de instrumentos rotatórios e irrigação ultrassônica em escores de detritos e smearlayer: um estudo de microscopia eletrônica de varredura. International Endodontic Journal, 2011.

MOHOLKAR, V. S. et al. Os mecanismos de intexteis de intensificação de transferência de massa por ultra-som. American Institutes of Chemical Engineers Journal, 2012.

Nair, P. N. R. et al. Status microbiano do sistema de canais radiculares apicais de primeiros molares inferiores humanos com periodontite apical primária após uma consulta de tratamento endodôntico. Cirurgia Oral, Medicina Oral, Patologia Oral, Radiologia Oral e Endodontia, 2012.

OHL, C. D.; ARORA, M.; IKINK, R. et al. Sonoporação de bolhas de cavitação por jato. Biophysical Journal, 2013.

NETO, J. G. et al. Avaliação in vitro da remoção de debris endodônticos obtida por instrumentação rotatória acoplada à irrigação ultrassônica. Australian Endodontic Journal, 2012.

PETERS, O. A. Desafios e conceitos atuais na preparação de sistemas de canais radiculares: uma revisão. Journal of Endodontics 30, p. 559-67. 2010.

RICHMAN, M. J. O uso de ultra-som na terapia de canal radicular e ressecção radicular. Journal of Medicine, 1957.

RICUCCI D.; BERGENHOLTZ, G. Bacterial status in rootflledeth exposto ao ambiente oral por perda de restauração e fratura ou cárie um estudo histobacteriológico de casos tratados. International Endodontic Journal, p. 787-97. 2012.

RÖDIG, T. et al. Eficácia de diferentes irrigantes na remoção de hidróxido de cálcio dos canais radiculares. International Endodontic Journal, 2010.

SABINS, R. A.; JOHNSON, J.D.; HELLSTEIN, J. W. Uma comparação da eficácia de limpeza da irrigação sônica e ultrassônica passiva de curto prazo após instrumentação manual em canais radiculares de molares. Journal of Endodontics, 2014.

SIQUEIRA, J. F. et al. Eficácia das técnicas de instrumentação e regimes de irrigação na redução da população bacteriana nos canais radiculares. Journal of Endodontics, 2010.

SPOLETI, P.; SIRAGUSA, M.; SPOLETI, M. J. Avaliação bacteriológica da ativação ultrassônica passiva. Journal of End-odontic, 2010.

SLUIS, L. W. M; WU, M. K.; WESSELINK, P. R. Uma comparação entre um fio liso e um arquivo K na remoção de restos de dentina colocados artificialmente em blocos de plástico. International Endodontic Journal, 2011.

SLUIS, L. W. M; WU, M. K.; WESSELINK, P. R. A eficácia da irrigação ultrassônica para remover detritos de dentina artificialmente colocados de canais radiculares humanos preparados com o uso de instrumentos de afilamento variável. International Endodontic Journal, 2012.

WELLER, R.N.; BRADY, J. M.; BERNIER, W. E. Eficácia da limpeza ultrassônica. Journal of Endodontics, 1980.

WEBER, C. D. et al. O efeito da ativação ultrassônica passiva de clorexidina 2% ou hipoclorito de sódio 5,25% irriganon atividade antimicrobiana residual em canais radiculares. Journal of Endodontics, 2012.

WU, M.K.; SLUIS, L.W.M.; WESSELINK, P.R. Capacidade de duas técnicas de instrumentação manual para remover a camada interna de dentina em canais ovais. International Endodontic Journal, 2013.
Publicado
2021-11-17
Como Citar
Lima, J. (2021). IRRIGAÇÃO ULTRASSÔNICA PASSIVA DO CANAL RADICULAR. Revista Cathedral, 3(4), 1-10. Recuperado de http://cathedral.ojs.galoa.com.br/index.php/cathedral/article/view/377
Seção
Artigos