A INFLUÊNCIA DO FATOR ÁLGICO EM ARTICULAÇÃO GLENOUMERAL NO DESEMPENHO PROFISSIONAL DE PROFESSORES DE ENSINO MÉDIO: DADOS EPIDEMIOLÓGICOS

  • Carla Ferreira Araújo Faculdades Cathedral
Palavras-chave: Dor. Glenoumeral. Ombro. Professores. Afastamento.

Resumo

Em relação à saúde do trabalhador, não apenas pela crescente incidência, mas também por evidências de sua associação com o ritmo de trabalho as LERs/DORTS têm ganhado ênfase, pois são caracterizadas devido inflamações na musculatura, tendões e nervos dos membros superiores e cintura escapular. Trata-se de um estudo longitudinal de caráter primário e observacional realizado no ano de 2020 na cidade de Boa Vista, no estado de Roraima. Onde foi realizado um questionário com professores de escolas de ensino médio atuantes na cidade supra-citada, composto por questões a respeito das condições de trabalho (com relação a tempo de serviço e carga horária), ergonomia, índice de afastamento, tipo de dor e questões extra profissionais. Foi observado que de forma geral, a incidência de quadro álgico em MMSS alcançou destaque dentre as demais regiões, sendo o ombro a área mais atingida. Os achados do presente estudo mostram uma elevada prevalência de dor entre professores, onde mais da metade dos docentes afirmou quadro álgico de cunho musculoesquelético em uma ou mais partes do corpo e que estes são capazes de interferir a atividade profissional. Por fim, que esse estudo possa contribuir com novas pesquisas na área visando melhorias.

Referências

1.Torres F. Relação entre dor e qualidade de vida no trabalho em trabalhadores da indústria metalúrgica.Universidade tecnológica federal do paraná campus.Ponta grossa, 2015.
2.Ribeiro IQB, Araújo TM, Carvalho FM, Porto LA, Reis EJFB. Fatores ocupacionais associados à dor musculoesquelética em professores.Revista Baiana de Saúde Pública,v.35, n.1, p.42-64 jan./mar. 2011.
3.Sanchez HM, Gusatti N, Sanchez EGM, Barbosa MA. Incidência de dor musculoesquelética em docentes do ensino superior. Faculdade de Fisioterapia da Universidade de Rio Verde (UniRV) – Rio Verde (GO), Brasil.2013.
4.Feitosa ALM, Silva CC. Prevalência das síndromes dolorosas do ombro em pacientes atendidos em uma clínica privada de fisioterapia em teresina – pi. Rev. Saúde em foco, Teresina, v. 2, n. 1, art. 2, p. 12-24, jan./jul. 2015.
5.Reis MIA. O adoecimento dos trabalhadores docentes na rede pública de ensino de belém-pará. CDD 22. ed. 371.1098115, 2015.
6.Mango MSM, Carilho MKC, Drabovski B, Joucoski E, Garcia MC, Gomes ARS. Análise dos sintomas osteomusculares de professores do ensino fundamental em matinhos (pr). Fisioter. Mov, Curitiba, v. 25, n. 4, p. 785-794, out./dez. 2012.
7.Santos RLD. Morbidade de servidores de uma universidade federal afastados para tratamento da própria saúde. Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN. 2019
8.Mansour KMK, Roveda PO. Presença da fisioterapia preventiva no contexto escolar: educação e prevenção em saúde. Cinergis, Santa Cruz do Sul, 17(4 Supl.1):373-377, out./dez. 2016.
9.Costa AL, Flausino TC. Prevalência dos distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (DORTs) em maqueiros de um centro de reabilitação na cidade de Goiânia-GO. Revista CEAFI saúde e ciência, Vol. 05, Nº1, 2015.
10.Ruschel MS, Moreira SM. Doenças osteomusculares relacionadas ao trabalho (ler/dort) a principal causa de afastamento de trabalhadores em frigorífico de aves. III CONAPE Francisco Beltrão/PR, 2014.
11.Diniz DRV, Souza FGL. A importância da ergonomia como modelo de prevenção das LER/DORT. FACULDADE FASERRA, MAO 2017.
12.Lima S, Sousa A, Campelo N. Efeito da compressão isquêmica no ponto gatilho do trapézio superior no controlo motor do ombro 2015.
13.Culpi M, Martinelli ABMC. Desativação de Pontos-Gatilho no Tratamento da Dor Miofascial. Rev Bras Med Fam Comunidade. 2018.
14.Campos GH, Santos CT. Tratamento de pontos-gatilhos (trigger points) por meio de terapia por ventosa. REVISA. 2015.
15.Araújo CAB, Medeiros PH, Santos R, Oliveira L, Gonçalves MV, Azevedo T. A eficácia da terapia manual para dor em pacientes com síndrome do impacto do ombro. Revista UNILUS Ensino e Pesquisa Vol. 11, Nº. 22, 2014.
16.Pinheiro TC, Santos FFC, Carvalho CAF, Caldeira EJ, Araújo JCG, Cunha MR. Contribuição anatômica para o estudo morfométrico do acrômio. Perspectivas Médicas, vol. 21, núm. 1, pp. 5-8, enero-junio, 2010.
17.Aragão JA, Silva LP, Reis FR, Menezes CSS. Análise da curvatura acromial e sua relac¸ão com o espac¸o subacromial e os tipos de acrômio. Rev.brasortop.2014.
18.Ferreira FG. Estudo radiográfico do índice acromial e do tipo de acrômio e sua relação com as lesões do manguito rotador. Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Fisioterapia, 2013.
19.Gonzaga AK, Moraes AA, Araújo VRQ. Efeitos do protocolo fisioterapêutico na síndrome do impacto do ombro: relato de experiência, 2017.
20.Stenger DC, Schafer D, Júnior AAP, Comparativo entre o questionário pss – brasil e testes específicos de ombro em pacientes com síndrome do impacto. Revista Pesquisa em Fisioterapia, 2015; 5(2): 83-92.
21.Freitas MP, Minette LJ. A importância da ergonomia dentro do ambiente de produção.IX SAEPRO universidade federal de viçosa, 2014.
22.Ribeiro DCA, Souza FGL. A importância da fisioterapia juntamente com a ergonomia no ambiente de trabalho: revisão bibliográfica. Faculdade FASERRA, 2017.
23.Barbosa RCT, Marsal AS. Fisioterapia do trabalho: atuação do fisioterapeuta como ergonomista. Visão Universitária (2016) v.1(n.1):p.15-28.
Silva KN, Dutra FCMS. Fatores psicossociais do trabalho e dor crônica: análise em duas escolas da rede municipal de educação em Serrana/SP. Rev.dor vol.17 no.3 São Paulo July/Sept. 2016.
Publicado
2020-06-01
Como Citar
Araújo, C. (2020). A INFLUÊNCIA DO FATOR ÁLGICO EM ARTICULAÇÃO GLENOUMERAL NO DESEMPENHO PROFISSIONAL DE PROFESSORES DE ENSINO MÉDIO: DADOS EPIDEMIOLÓGICOS. Revista Cathedral, 2(2), 1. Recuperado de http://cathedral.ojs.galoa.com.br/index.php/cathedral/article/view/154
Seção
Artigos