PREVALÊNCIA DE SINTOMAS RESPIRATÓRIOS NOS TRABALHADORES AUTÔNOMOS DA INDÚSTRIA DE CARVÃO ARTESANAL DO MUNICÍPIO DE BOA VISTA – RR DO BAIRRO GOVERNADOR AQUILINO MOTA DUARTE – DISTRITO INDUSTRIAL CONHECIDO POPULARMENTE COMO JARDIM DAS COPAÍBAS.

  • LIDIELEN JESUS DIONIZIO Faculdade Cathedral

Resumo

Introdução: A produção do carvão artesanal no bairro Governador Aquilino Mota Duarte se dá de forma artesanal, o carvão é produzido em fornos feitos de barro, o trabalho é subdividido entre o responsável carregar e arrumar a madeira dentro do forno, o observador da queima, o descarregador do forno, os que iram ensacar o carvão para venda e o por fim o entregador. Os trabalhadores recebem por produção. O carvão produzido no bairro na maior parte das vezes é comercializado em estabelecimentos comercias locais, supermercados, que chegará as residências. (1,2). Objetivo: Investigar a prevalência de sintomas respiratórios nos carvoeiros. Método: É um estudo comparativo descritivo e qualitativo dos trabalhadores autônomos da indústria de carvão artesanal do bairro Governador Aquilino Mota Duarte - Distrito Industrial conhecido popularmente como Jardim das Copaíbas do município de Boa Vista - RR. Considerações finais: A prevalência de sintomas respiratórios foi observada e analisada nos 15 carvoeiros submetidos à pesquisa, sendo de maior frequência nos trabalhadores que tem o tempo de serviço menor ou igual a 7 anos. Com base na avaliação do uso do Peak Flow concluímos que todos os entrevistados apresentam comprometimento e/ou diminuição da função pulmonar.

Publicado
2020-02-07
Como Citar
DIONIZIO, L. (2020). PREVALÊNCIA DE SINTOMAS RESPIRATÓRIOS NOS TRABALHADORES AUTÔNOMOS DA INDÚSTRIA DE CARVÃO ARTESANAL DO MUNICÍPIO DE BOA VISTA – RR DO BAIRRO GOVERNADOR AQUILINO MOTA DUARTE – DISTRITO INDUSTRIAL CONHECIDO POPULARMENTE COMO JARDIM DAS COPAÍBAS. Revista Cathedral, 2(1). Recuperado de http://cathedral.ojs.galoa.com.br/index.php/cathedral/article/view/112
Seção
Artigos